Quem somos
Somos uma rede de associações, cooperativas e instituições parceiras que têm a missão de fortalecer o trabalho de agricultores e extrativistas dos empreendimentos presentes em 16 municípios do Norte de Minas Gerais.
O Núcleo do Pequi formou-se em 2008 por meio do Plano Nacional da Sociobiodiversidade do Governo Federal que promoveu a oficina de Planejamento Participativo da Cadeia Produtiva do Pequi no Norte de Minas Gerais, em Montes Claros-MG. Este evento resultou na construção participativa de uma estratégia de melhoria para o Arranjo Produtivo Local (APL) do pequi e outros frutos do Cerrado.
Desde então, apoiamos os empreendimentos associados com capacitações para melhorias e criação de novos produtos, desenvolvemos ações para gerenciamento da produção, aproveitamento das safras e capital de giro através do Fundo Rotativo Solidário. Trabalhamos na formação de novas lideranças locais, articulamos a divulgação e prospecção de mercado dos produtos dos empreendimentos da nossa rede. Valorizamos os saberes e fazeres tradicionais que mantêm o nosso cerrado em pé.
Missão e Objetivos
Negócio: Articulação e gestão
Objetivos: Fortalecer seus associados no que tange à liderança, gestão e produção; Dotar o Núcleo de infraestrutura mínima em termos de recursos técnicos, financeiros e humanos; Fomentar o comércio do Pequi e demais frutos do Cerrado a partir de seus associados.
Missão a gestão da Cadeia Produtiva do Pequi e outros Frutos do Cerrado e fortalecimento das iniciativas coletivas, da representação política de seus associados, da promoção da capacitação, do estímulo à comercialização, da articulação e proposição de políticas públicas, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável em sua área de atuação.
Visão de futuro: Ter em 2025 um Núcleo fortalecido e articulado em rede, que represente autonomamente seus associados e que seja reconhecido enquanto gestor da cadeia produtiva do Pequi e outros frutos do Cerrado Mineiro. Condicionantes para o alcance desta visão de futuro: sede própria, equipe técnica adequada, banco de dados e indicadores, associados organizados legal e produtivamente.
Principais produtos: Pequi e seus derivados; polpas de frutos do Cerrado e de quintal, fava d´anta; mel, farinha de jatobá, buriti e seus derivados, doces e compotas de frutos do Cerrado, castanhas, coco macaúba e seus derivados, café, rapadurinha, cachaça e produtos da agricultura familiar
Diretoria Núcleo do Pequi 2020-2024
Presidente: Maria Marlene Soares Nunes - Associação dos Agricultores Familiares de Salto e Adjacências (Coração de Jesus)
Vice-Presidente: Jacy Borges de Souza - Associação dos Usuários da Sub Bacia do Rio dos Cochos (Januária)
1ª secretário: Daniel Mendes Vieira - COOPERMIRA (Mirabela) Cooperativa dos Assentados Beneficiadores e Agricultores Familiares e Agroextrativistas de Produtos do Cerrado de Mirabela
2ª secretário: Maria dos Anjos Ferreira da Silva - Cooperativa dos Produtores Rurais e Catadores de Pequi (Japonvar)
1ª tesoureira: Avilmaura Ferreira dos Santos (Cooperativa Mulheres do Cerrado)
2ª tesoureira: Vicentina Bispo de Almeida Corte (COOPAE- Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Pandeiros )
CONSELHO FISCAL:
Membros efetivos:
Valéria Aparecidade da Silva (Cooperativa Regional de Produtores Agrossilviextrativista Sertão Veredas Ltda) Chapada Gaúcha/MG
Antônio Carlos Batista Gonçalves (Presidente COOPANORTE) São Francisco/MG
Heverton Machado Costa (COOPERRIACHÃO) Mirabela/MG
Membros suplentes:
Viviane Gonçalves Lima (Cooperativa Mulheres do Serrado) Montes Claros/MG
Maria do Céu Melo de Carvalho Guerra (Associação da Mariana e Manteiga) Porto Chique/MG
Adailton Lopes Viana (Presidente da Associação dos Usuários da Sub Bacia do Rio dos Cochos) Januária/MG